quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Edmilson se tornou uma das maiores lideranças políticas de Belém


Na imprensa

Vinte e três anos depois de assumir um mandato na Assembleia Legislativa do Pará, pelo PT, Edmilson Brito Rodrigues, 53, está de volta à Casa. Desta vez, pelo PSol e como deputado estadual mais votado.

Nessas mais de duas décadas, Edmilson se tornou uma das maiores lideranças políticas de Belém. Foi prefeito por dois mandatos e, há cinco anos e meio, estava sem cargo eletivo. Nesse período, morou em São Paulo, concluiu um curso de doutorado e agora está de volta para ajudar a reforçar a legenda que surgiu de uma dissidência do Partido dos Trabalhadores, em 2005.

A votação de Edmilson -mais de 85,4 mil - não chegou a representar surpresa. Mesmo antes da eleição, os partidos já analisavam que o ex-prefeito de Belém teria uma das maiores votações na disputa para a AL. Os votos do hoje deputado estadual eleito vieram principalmente de Belém e Região Metropolitana. “Quase não fiz campanha no interior. Fui nesta última semana a Breves e Cametá”, diz Edmilson, afirmando que teve poucos recursos, a maioria vinda de doações de pessoas físicas. “A capital é a cidade onde todos disputam e achei muito bom esse resultado porque não tive uma campanha rica, mas baseada na força da militância como nos velhos tempos das lutas socialistas”.

Na AL, Rodrigues diz que uma de suas prioridades será “repercutir as lutas sociais”. “Vou atuar no debate sobre um modelo alternativo de desenvolvimento. A Amazônia é o espaço central para esse debate porque aqui temos o maior potencial minerário e hídrico do planeta e precisamos de um desenvolvimento que não leve em conta apenas o lucro das grandes corporações”.

Na foto: Edmilson ao lado de Marinor no ato da vitória, Dia 3 de outubro em frente ao Comitê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário