terça-feira, 6 de julho de 2010

BELÉM É O PRINCIPAL ALVO PARA O PIOR INDICE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO

por Marcel Franco

O jornal “Diário do Pará” desta segunda feira (dia 05/07/2010) torna público os dados sobre a avaliação do ensino fundamental no Pará. Segundo o Diário, “o Pará foi o estado que obteve o pior desempenho na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009 para as séries iniciais do ensino fundamental. A nota do estado, que levou em conta a avaliação das escolas urbanas públicas e privadas, foi 3,6, em uma escala que vai de 0 a 10”.
Apesar de o problema abranger todo o estado, há que se considerar a capital Belém como centro de referência no decréscimo do ensino fundamental, o que, de sobremaneira, acaba refletindo nas demais cidades paraenses. Decerto, há que se contestar a falta de políticas públicas para o desenvolvimento da educação básica, na gestão do então prefeito de Belém (Duciomar Gomes da Costa). Isso atesta que a administração de Duciomar não tem feito seu papel de casa nem dado bom exemplo para os outros gestores municipais deste Estado.
Salientemos, pois, que durante a gestão do Dr. Edmilson Rodrigues os índices da educação básica em Belém e, respectivamente no Pará (pois Belém detém um contingente maior de alunos do ensino fundamental em relação às demais cidades do Estado), eram bem maiores que estes vergonhosos 3,6 obtidos na avaliação do Ideb em 2009. Não podemos olvidar que durante o período de 1997 a 2004, tivemos três prêmios significativos e resultante da excelente gestão educacional do município de Belém. Naquela época, o prefeito recebeu o Prêmio FGV/FORD 1999, pela ação do Programa Bolsa Familiar para a Educação, o Prêmio Prefeito Criança 1999, pela ação do Projeto Político-pedagógico Escola Cabana e o Prêmio Prefeito Criança 2000, pela ação do Programa Bolsa Escola. Diante disso, observar-se que os índices da educação básica do governo Edmilson para o governo Duciomar são incomparáveis, uma vez que Duciomar não seguiu o exemplo do seu reconhecido antecessor.
Belém, enquanto capital do Estado, deve servir de exemplo de educação básica e de qualidade para os 142 municípios paraenses, mas com essa atual administração que tentar se arrastar até 2012, sofrendo constates retaliações da Justiça pelo abuso de poder econômico, infelizmente, é difícil. Nem a adianta rogar em aliança com Ana Júlia — essa aí não quer nem papo com a educação nem com os educadores, o SINTEPP que o diga —. Com gestores como Dudu e Ana Júlia a educação, principalmente a básica, no Pará é decadente, ofusca. Mas precisamos ter fé, porque o SOL há de voltar a brilhar para todos!!!

Marcel Franco
escritor, ambientalista, militante do PSOL e professor de comunicação (língua portuguesa, literaturas e produção de textos) - marcelpa@hotmail.com

Um comentário:

  1. Edmilson sou sua fã, trabalhei anonima e arduamente nas suas duas campanhas para prefeito, moro em frente a Aldeia Cabana (Pedreira)hoje abandonada por este nefasto prefeito, vou torcer para o seu retorno triunfal a politica e quero lhe ver prefeito em 2012, para tirar Belém deste marasmo, boa sorte
    Abçs. Norma Miranda Barbosa - socióloga (nmirandabarbosa@hotmail.com)

    ResponderExcluir