terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UM CARNAVAL DE INCOMPETÊNCIA

Quisera poder mentir que o atual prefeito de Belém construiu obras culturais importantes (Aldeia Cabana, Memorial dos Povos, Praça Waldemar Henrique, etc..), Quisera poder mentir que seu governo é ético e honesto. Quisera poder mentir e aplaudi-lo pelo renascimento do carnaval Belenense. Mas, desperto com a consciência da verdade e luto pra não afogar no mar de lama da incompetência. Quase submerso, ouço o acorde do cavaquinho desafinado chorando inconsolável pelo estado de coma do carnaval tupiniquim. E penso, será que ainda tem jeito?

Impossível não viajar no tempo e numa crise de ufanismo relembrar o terceiro carnaval do Brasil no início da década de 80, onde nosso céu exibia um belo arco-íris e o destemido povo cabano não se amofinava querendo saber quem são eles pra nos vencerem. A bandeira do samba e do amor vinha com duas pedreiras pra avenida. Tempos de glórias?

Na verdade muita gente ganhava dinheiro com o superfaturamento do carnaval, mas, como quem gosta de pobreza é intelectual, o povo curtia essa utopia. Todavia, o carnaval precisava acordar urgentemente pra sua triste realidade, pois, apesar de ter mais de 60 anos, ainda não tinha um berço público pra abrigar seus grandes desfiles. Tal possibilidade era um sonho.

Somente no final dos anos 90, esse sonho se realizou.
Surgia então a ALDEIA CABANA DAVID MIGUEL.
Quem antes teria homenageado um sambista com tamanho respeito?
Os sambistas estavam felizes, mas, com a euforia coletiva pela belíssima obra, vieram o GOLPE POLÍTICO e a DIVISÃO DO CARNAVAL. O monstro da EVASÃO DE PÚBLICO estava só nascendo.

Hoje os articuladores do golpe são os organizadores do carnaval e provam do próprio veneno. O atual prefeito fingiu concordar com a co-gestão entre a ESA (Escolas de samba associadas) e a BELEMTUR, pois, a ESA temia pelo fracasso do carnaval 2011, já que, tinha como paradigma a enorme desorganização, a falta de imparcialidade, a extrema incompetência e o conseqüente fracasso da FumBel frente as festas juninas. Imagine o que seria do carnaval?

Logicamente o atual prefeito não cumpriu o acordo com as agremiações, seria assinar o seu próprio atestado. E ele não tem competência pra assumir sua incompetência.
Traídas, quatro escolas não efetuaram suas inscrições.

Resultado, não haverá desfile oficial em Belém e sim desfile oficioso.
Como imaginar um desfile sem o brilhantismo do G.R.B.J. RANCHO NÃO POSSO ME AMOFINÁ (Escola Jurunense, mais antiga e mais querida de Belém, sendo a 4ª Escola do Brasil), do encanto da EMBAIXADA DE SAMBA DO IMPÉRIO PEDREIRENSE (Escola mais tradicional do bairro da Pedreira, local do desfile), do charme do GRÊMIO CULTURAL DEIXA FALAR (Escola representante da cidade velha, primeiro bairro da capital) e da poesia da ASSOCIAÇÃO CARNAVALESCA A GRANDE FAMÍLIA (Escola tradicional do telégrafo, bairro dos artistas).

Só na cabeça de um prefeito que em seis (06) anos nada fez em prol da cultura paraense, a não ser, acabar com o pouco que o segmento havia conseguido. O fim da BIENAL INTERNACIONAL DE MÚSICA é uma constatação deste desgoverno.
Quem vai querer ir pra avenida ver escolas pouco conhecidas na capital, excetuando-se dessa lista a grená e branca do umarizal (IMPÉRIO DE SAMBA QUEM SÃO ELES), única escola das quatro que desfilarão a respeitar os sambistas locais com a realização do festival de samba-enredo e que também tem grande tradição carnavalesca. Pois, o BOLE-BOLE, o PIRATAS e a TRADIÇÃO, como já é tradição não realizam festivais e representam apenas dois bairros. Sendo que BOLE-BOLE e TRADIÇÃO pertencem a uma mesma família no bairro do GUAMÁ e o PIRATAS não representa nenhum bairro especificamente.

Se for levado em conta a falta de imparcialidade do presidente da FumBel ( o qual foi apoiado na última eleição pelo fundador da TRADIÇÃO GUAMAENSE, fato este que motivou a indicação da folclórica Diretora de Ações Culturais daquela fundação e de suas conhecidas trapalhadas durante as festas juninas), as outras três escolas devem temer o futuro, pois, a diretriz de rebaixamento que não foi cumprida no carnaval passado pela esperteza jurídica do presidente da TRADIÇÃO, quando esta não desfilou, dessa vez será cumprida com rigor.

É bom ficarmos atentos, este prefeito já teve o mérito de colocar nossa cidade entre as piores do Brasil em todos os setores e já oficializou um desfile pra apenas duas escolas no grupo especial. Ele pegou tudo pronto, nada fez nada e ainda bagunçou a cidade realizando em Belém UM CARNAVAL DE INCOMPETÊNCIA.

HILDEBRANDO SILVA DE FREITAS (NENO)
Presidente da ASSAMPA

2 comentários:

  1. Quisera poder mentir que o atual prefeito de Belém... melo do pinoquio
    video veja: http://www.youtube.com/watch?v=x3T1HgZCVGo

    Att.
    Erinaldo Cabano
    militante da informação e da participação popular

    ResponderExcluir
  2. Edmilson,nada estranho. Enquanto Belém não tiver prefeito belenense, será assim. Para ser Presidente tem que ser brasileiro, então para ser prefeito de uma cidade deveria ser filho da terra, pois só haveria amor e desempenho.

    ResponderExcluir