quarta-feira, 6 de junho de 2012
Edmilson apóia Cúpula dos Povos paralela à Rio+20
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 5, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou, na Assembleia Legislativa do Pará, moção em sinal de apoio irrestrito à realização da Cúpula dos Povos por Justiça Ambiental e Social. Esse evento acontecerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+20, entre os dias 15 e 23 deste mês.
Enquanto os líderes internacionais debaterão os problemas ambientais em escala mundial, no Rio de Janeiro, a Cúpula dos Povos apontará a contradição do governo brasileiro, que promove graves violações aos direitos das populações tradicionais e do meio ambiente com a construção da hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, Pará. A Cúpula acontecerá em Altamira, município-polo do Xingu, no mesmo período da Rio+20.
“Há Vinte anos, a Rio 92 pactuou as propostas que não conseguiram reverter a miséria, a injustiça social e a degradação do meio ambiente. Hoje, 7 bilhões de pessoas vivem as seqüelas da maior crise capitalista, desde a de 1929, com o aumento da desigualdade social e da pobreza extrema. A fome aflige diretamente um bilhão de pessoas”, observou Edmilson.
O deputado também destacou que sistema de produção e consumo capitalista produz e aprofunda o aquecimento global e as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a escassez de água potável, o aumento da desertificação dos solos e da acidificação dos mares. A agenda necessária para uma governança global democrática pressupõe um fim da condição atual de captura corporativa dos espaços multilaterais. “Necessitamos construir um novo paradigma de organização social, econômica e política efetivamente justo e ambientalmente equilibrado, com a participação dos diversos atores sociais.”
Assessoria de Imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário