segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cuipiranga, a terra vermelha onde os cabanos resistiram ao Exército Imperial

Edmilson estará presente nas comemorações dos 175 anos da revolução Cabana em Cuipiranga, comunidade às proximidades de Santarém. O evento será realizado no período de 7 a 9 de janeiro.

Mais detalhes qui, transcrito do blog do professor Manoel Dutra.

Cuipiranga, a terra vermelha onde os cabanos resistiram ao Exército Imperial
Moradores de Cuipiranga, descendentes dos guerreiros cabanos. Preparam a festa para a primeira semana de janeiroAs novas gerações, tetranetos dos cabanos, brincam sobre as areias avermelhadas da vila. A palavra Cuipiranga significa, em língua indígena, terra vermelha

Será entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2011 a festa em comemoração aos 175 anos da Cabanagem, a ser realizada em Cuipiranga, local da mais encarniçada resistência popular às forças militares do Império brasileiro.

Segundo o antropólogo Florêncio Vaz, um dos principais organizadores, o objetivo é "fazer memória da luta dos cabanos e homenagear aqueles(as) antepassados (as) que 175 anos atrás se levantaram contra a tirania e a dominação e em defesa da terra e do seu modo de viver em liberdade".

Na ocasião será ainda debatida a criação do Museu Aberto da Cabanagem.

A iniciativa é dos moradores de Cuipiranga com apoio da Pastoral, Rádio Rural, Padres Verbitas, Franciscanos, Grupo Consciência Indígena (GCI), Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Oeste do Pará e União dos Estudantes de Santarém (UES).

por Manuel Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário