segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AEDES AEGYPTI – O FICHA SUJA


Caso as ações dos órgãos de saúde não sejam efetivos no sentido de reduzir de forma severa os criadouros do mosquito Aedes aegypti, o estado do Pará poderá se tornar suscetível à uma nova onda de doença da dengue. A situação já é preocupante e não dá para ficar parado.

O VÍRUS DA DENGUE
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus. (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.
A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.
Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.
É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.
Lembrete: Quem estiver com dengue deve se prevenir de picadas do mosquito Aedes aegypti para evitar a transmissão da doença para o mosquito. Assim, é possível cortar mais uma cadeia de transmissão do vírus. Portanto, quem estiver com dengue deve usar repelentes, mosquiteiros e/ou outras formas de evitar a picada do mosquito.

EVITAR O NASCIMENTO DO MOSQUITO
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma idéia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

ENTÃO VAMOS PARTIR PARA A LUTA
Para ajudar nesta luta, segue o email que recebemos. Dizem que serve para qualquer mosquito. Vamos lá!

PREPARANDO A ARMADILHA
A idéia básica é atrair o mosquito para uma armadilha. E o que precisamos basicamente é o seguinte:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (compra na loja de produtos naturais) e uma garrafa plástica de 2 litros

A seguir estão os passos a desenvolver:
1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo:
2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar depois e despejar na metade de baixo da garrafa.
3. Acrescentar a Levedura. Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
Em duas semanas você vai ver a quantidade de mosquitos que morreram lá dentro da garrafa.

Um comentário:

  1. Vou fazer essa armadilha,afinal eu já passei pela crueldade dos efeitos da Dengue.Vou passar para os meus pentanetos(as)também a idéia.

    Arminio da Cremação.

    ResponderExcluir