sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Nota de apoio dos profissionais da saúde à candidatura de Edmilson Rodrigues a deputado estadual


HONESTIDADE E ÉTICA NA GESTÃO DA SAÚDE

A saúde pública no Pará vai muito mal e relegada à própria sorte. Esta é a realidade a que estão submetidas as camadas sociais mais desprovidas e necessitadas da população do Estado. A saúde pública precisa de cuidados urgentes, de governos e ações políticas que apontem para a reversão deste quadro de abandono. Saúde é um direito fundamental à vida humana. Não pode ser tratada como negócio ou moeda de troca. Neste sentido, nós, profissionais da saúde, conscientes de nosso papel, nos posicionamos firmemente a favor dos reclamos do povo para garantir saúde pública de qualidade e assim, nestas eleições que se aproximam, manifestamos nosso total apoio a candidatura de Edmilson Rodrigues a deputado estadual.

Nossas razões:

A Reforma Sanitária no Brasil foi uma luta política dos trabalhadores e usuários da saúde, instituímos assim, o Sistema Único de Saúde - SUS como uma conquista do povo brasileiro.

Escrevemos um novo capitulo na nossa Constituição “Saúde é um bem público é direito de todos e dever do estado.”
Direito de todos, portanto é uma política que defende os interesses populares, possibilita a justiça social e garante cidadania e deve ser público com qualidade e responsabilidade.

Em Belém durante o Governo do Povo com Edmilson Rodrigues a frente da Prefeitura, nós trabalhadores da saúde pública experimentamos a construção do SUS como uma verdadeira política pública. Com Edmilson todas as ferramentas para a efetivação da saúde como direito foram disponibilizadas.

A Secretaria Municipal de Saúde deixou de ser prestadora de serviços de saúde e passou imediatamente para o patamar de gestora plena da saúde no município e assim foi possível:

Ampliar o acesso da população a todas as unidades de saúde, construídas, revitalizadas, equipadas e abastecidas com insumos e medicamentos para garantir a resolutividade no atendimento da população dentro do seu território, bem como, todas as condições de trabalho para todos os trabalhadores .
Implantar 96 equipes da Família Saudável, priorizando a atenção primária de saúde, invertendo a lógica da saúde curativa para a promoção da saúde e prevenção das doenças.

Ampliar e descentralizar para todas as Unidades o acesso as vacinas a prevenção e tratamento de tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão entre outras.

Implantar e a Casa da Mulher onde foi possível com muita qualidade, respeito e dignidade prestando toda a assistência a saúde das mulheres inclusive as mulheres vítimas de violência.

Implantar a Casa de Saúde Bucal ampliando o acesso no tratamento odontológico das especialidades para toda a população inclusive para os bebês que já iniciavam seu tratamento assim fazendo a prevenção de cáries e conseqüentemente perdas de dentes.

Implantar a Casa do Idoso onde foi possível e real não só a prevenção e tratamento das doenças prevalentes nesta fase da vida, mas, principalmente a inclusão social dos idosos, a casa do idoso construiu uma articulação com todas as áreas criando uma rede de cuidados.

Implantar os serviços substitutivos a internação hospitalar em saúde mental, que se constituíram em verdadeiros espaços de cuidado integral ao sujeito em sofrimento mental, resgatando sua dignidade e cidadania. Foi implantada Casa Mental para adultos, Casa Mental da Criança e Adolescentes e Casa mental para atender usuários de álcool e outras drogas.

Grandes investimentos na capacitação, ampliação e trocas de conhecimento e experiência dos trabalhadores da saúde. Um exemplo vitorioso dessa experiência foi a capacitação de todos os profissionais na Atenção Primária para o Acompanhamento do Crescimento e desenvolvimento infantil (AIDPI) o que favoreceu a diminuição da mortalidade infantil no município.

Implantar o programar Nascer Bem em Belém onde foi qualificado desde a atenção integral ao pré natal nas unidades de saúde até o parto.

Reforma e ampliação do Hospital do pronto Socorro da 14 de março. E a construção do Pronto Socorro do Guamá.

Fortalecer o controle social na saúde garantindo democraticamente o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Saúde e a realização das Conferências Municipais de Saúde.

Essas são algumas das muitas grandes realizações do Governo do Povo na saúde, mas, sem dúvida podemos afirmar que a verdadeira realização está no processo de trabalho e na lógica da implementação de todos estes projetos. Afirmamos ter vivenciado a mais rica experiência de cidadania na saúde, fomos protagonistas desta história, colocamos em prática não só conceitos caros, para nós militantes da reforma sanitária, como cuidado integral, vínculo, integralidade na atenção, rede de serviços, mas, prioritariamente os princípios e diretrizes do SUS como a Universalidade, equidade, controle social e participação popular.

Só com EDMILSON RODRIGUES podemos retomar a trajetória do SUS em nosso município.
VOTE 50123

Edmilson representa a honestidade e a ética na gestão responsável na Saúde, o respeito aos profissionais de saúde, o compromisso com os menos favorecidos, e as mudanças positivas na política de saúde que se fazem necessárias.

Rosângela Cecim – Assistente Social - Servidora pública estadual
Cristina Autran – Enfermeira – Servidora pública federal e municipal
Regina Hilda – Fisioterapeuta - Servidora pública estadual e municipal
Rosa Soares – Agente de bem estar social – Servidora pública municipal
Evander Batista – Doutor em Biologia – Docente da UFPA
Francisco Almeida – Médico – Servidor público municipal
Nazaré Lima - Enfermeira e Advogada – Docente da UFPA e Servidora pública municipal
Vitória Mendes – Enfermeira e professora
Helena Silva Castro – Servidora pública federal
Raymundo Trindade – Servidor público federal
Fátima Moura – Servidora pública federal
Lucival Pantoja – Servidor público federal
Eliete Baltazar – Servidor público federal
Maura Barroso – Servidora pública federal
Marilete Carvalho – Servidora pública estadual
Isabel Carvalho – Enfermeira - Servidora pública estadual
Elielma Amorim – Enfermeira – Servidora pública municipal
Simone Simões – Assistente Social – Servidora pública municipal
Walder Rezende – Educador em saúde – Servidor público estadual
Jailson Lemos – técnico em Enfermagem – Servidor público municipal
Rogério Bittencourt – Servidor público municipal
Walter Campos – técnico em Enfermagem – Servidor público municipal
Rosane Loiola – Bióloga – Servidora pública estadual
Inês Barbosa – Agente de saúde
Oséas Fernandes – Servidor público municipal
Nazaré Fernandes – Servidora pública municipal
Luiza Milhomem – Servidora pública municipal
Gilvanete Sitúbal – Servidora pública municipal
Betânia Elizabete – Servidora pública municipal
Valter Paz – Servidor público municipal
Luiz Fernando – Servidor público municipal

2 comentários:

  1. Nós, Servidores Púlblicos Municipais, principalmente da saúde, ficamos felizes e a nossa chama da esperança acesa novamente com o retorno do Companheiro de Luta, Edmilson, estamos unindo nossas forças em prol de sua volta aos palcos da administração púlblica, com a convicção de podermos confiar a alguém uma administração séria e voltada para projetos em função dos menos favorecidos.
    É maravilhoso ter neste cenário político um representante sério que podemos confiar, pois o Edmilson Rodrigues, nós funcionários da Prefeitura de Belém, o conhecemos, e anciamos pela sua volta.

    Boa Sorte Amigo, Filho de Dona Deuza e Seu Gumercindo, uma família perfeita, estrutarada e abençoada por Deus, tenho certeza de sua vitória.

    Um grande Abraço.

    Elielma Amorim

    ResponderExcluir
  2. oi sou agente de saude da familia saudavel desde do tempo de edmilson,eu cheguei a andar de casa em casa na sua primeira campanha para prefeito do pt hoje sinto muita falta do seu apoio espero que você voute como prefeito de belém vou te apoiar de novo!

    ResponderExcluir