sexta-feira, 26 de março de 2010

Grandes contribuições à luta do povo e ao desenvolvimento de Belém e do Pará,


Edmilson Rodrigues é paraense, de Belém do Pará. Arquiteto graduado pela Universidade Federal do Pará, com especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Atualmente esta em fase conclusiva do seu curso de doutorado em Geografia, com sua tese sobre “Território e soberania: a Região Amazônica e o processo de privatização da água vista como norma estratégica do globalitarismo”.

Também é professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA.

Edmilson Rodrigues foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores – PT, em dois mandatos. Ainda pelo PT foi eleito prefeito municipal de Belém do Pará, também para dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004). Em setembro de 2005 me desfilou do PT e ingressou no PSOL.

É autor dos livros “Aventura Urbana: urbanização, trabalho e meio-ambiente”; “Os Desafios da Metrópole: reflexões sobre o desenvolvimento para Belém”, “Estado Nacional, Cidades e Desenvolvimento”; “Do Mito da Sustentabilidade Capitalista à Construção Social da Utopia”; e “La città, uma nuova cultura collaborativa, il potere populare”.

Como co-autor, participou da elaboração dos livros “Tembé-Tenetehara: a nação resiste (Relatório final da Comissão Especial de Estudos sobre os índios Tembé Tenetehara da Reserva Indígena do Alto Rio Guamá no Pará)”; “Congresso da Cidade: construir o poder popular reinventando o futuro” (editado também em francês e italiano); “Luzes na floresta: o governo democrático popular em Belém (1997/2001)”; “Cooperação e relações internacionais”; “Reflexiones sobre la ciudad y su gestión”; “Instituições políticas no socialismo”; “Desafios do poder local: o modo petista de governar”; e “Reflexões sobre o PT e o poder local”.

Foto: Edmilson, dirigente sindical na greve geral de 1989 (arquivo do DOPS)

Um comentário:

  1. Essa foto é uma comprovação da ousadia de Edmilson diante dos desafios, e da repressora ditadura militar no Brasil.
    Nunca se rendeu e nem vendeu seus sonhos, continua o mesmo aguerrido homem que esteve ao nosso lado ao longo das nossas lutas, durante a historia...falo como militante socialista e estudante de história.

    Me orgulho de ter Edmilson em minha cidade e poder votar nele!

    Em 2010 é Edmilson Neles!!!

    ResponderExcluir