terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mandato em movimento: em defesa da verdade e da liberdade!


Crédito : Amarildo
O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) assumiu a tribuna nesta terça-feira, 20, para parabenizar os índios Suruís e trabalhadores rurais do Sul e Sudeste do Pará pela criação da Comissão da Verdade Suruí e Comissão dos Camponeses do Araguaia. As duas comissões foram criadas durante a audiência pública realizada pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), em Marabá. Edmilson acompanhou os depoimentos na Câmara Municipal de Marabá e protocolou moção de congratulações pela criação das novas comissões.

Ao lado da brilhante intelectual brasileira, a psicanalista Maria Rita Khel, o deputado Edmilson ouviu os relatos de quem de fato viveu - e foi vítima - desse momento de forte repressão militar em nosso território. “Casos de camponeses que perderam os dentes, deixaram de andar ou mesmo que estão com comprometimentos graves de saúde e abalos psicológicos são alguns dos muitos relatos ouvidos na audiência pública. Não há como não se emocionar e se indignar com essa situação de violação de direitos a que foi submetida várias pessoas em nosso Estado e país”, disse o deputado.

Mais de 200 pessoas lotaram o plenário da CMM e ouviram, atentamente, cada um dos depoimentos dos trabalhadores rurais e de indígenas que lá estiveram para contar a sua parte da história e também para clamar para que seus direitos sejam reconhecidos pela Comissão da Anistia. A moção protocolada por Edmilson é de congratulações aos indígenas e camponeses pela coragem de criar comissões que trabalharão firmes na reconstrução da verdade sobre a história do Brasil, sobretudo desse período de regime militar, que permanece obscuro e sob a égide da mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário