quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Viramundo - Grécia discute novo corte de gastos em meio a protestos


Da Folha de São Paulo (18/01/2012)


Técnicos do FMI, do BC Europeu e da Comissão Europeia retornam a Atenas

Governo também tenta convencer os credores privados a aceitar perdas; manifestações reúnem 10 mil pessoas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em meio a novos protestos, a Grécia voltou a receber técnicos do Fundo Monetário Internacional, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, a chamada "troica", para tentar evitar que o país seja o primeiro da eurozona a dar calote na dívida.

Na capital, Atenas, cerca de 10 mil pessoas protestaram contra os novos cortes de despesas que a "troica" está exigindo do governo grego.

A intenção do FMI e dos outros órgãos é fechar um plano de gastos para os próximos dois anos, para que a Grécia receba o pacote de 130 bilhões (cerca de R$ 300 bilhões) acordado em 2011 -sem o qual especialistas veem o calote como inevitável.

Além disso, os gregos tentam convencer credores privados a aceitar perda de 50% no valor de seus títulos. Representantes dos bancos disseram estar "comprometidos" com a reestruturação voluntária da dívida grega.

Apesar da situação instável na Grécia, o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, criado para ajudar países endividados, vendeu ontem 1,5 bilhão em títulos com vencimento em seis meses.

Anteontem, a agência Standard and Poor's havia diminuído a nota do fundo de "AAA" (máxima) para "AA+".

Nenhum comentário:

Postar um comentário