terça-feira, 18 de outubro de 2011

Negociação - Comissão externa da Alepa intermedia greve dos educadores


O deputado Edmilson fala aos grevistas e negocia a realização da audiência pública

Uma comissão de deputados reuniu com os trabalhadores em educação: busca de negociação

Dezenas de educadores lotaram o auditório João Batista, na sede da Alepa

Conceição Holanda, coordenadora geral do Sintepp, afirma que a categoria não abre mão do piso salarial nacional


O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) conseguiu aprovar, por meio de requerimento, a criação de uma comissão externa da Assembleia Legislativa do Pará para acompanhar e intermediar a negociação entre o governo do Estado e os educadores, em greve há 22 dias. O requerimento foi aprovado na sessão da manhã desta terça-feira, 18, na Alepa.

"Não é possível que esta Casa assista passivamente a continuidade do conflito sem que assuma seu papel de sujeito necessário e indispensável na busca de uma solução que resguarde os direitos dos trabalhadores em educação e, ao mesmo tempo, estabeleça as condições para a retomada do ano letivo", afirmou o psolista.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) realizou protesto em frente à Casa de Leis e, em seguida, reuniu com os deputados. O encontro resultou noutra negociação com o Executivo, intermediada pelos parlamentares, à tarde.

Na reunião, ocorrida no auditório João Batista, os grevistas não abriram mão do pagamento integral e imediato do piso salarial de R$ 1.187,90, além da solução de pendências do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) - como a implementação da gratificação do sistema modular de ensino e as progressões horizontal e vertical por tempo de serviço e escolaridade sem a retirada de outras vantagens anteriormente conquistadas - e o não desconto dos dias parados. Os grevistas contestam o argumento de que o Estado não tem dinheiro para arcar com os avanços salariais da categoria, que estão previstos em lei.

Participaram da reunião, Edmilson, o líder do governo na Alepa, deputado Márcio Miranda (DEM), e o presidente da Comissão de Educação da Alepa, deputado Eliel Faustino (PR), entre outros deputados do PT e do PR. Miranda e Faustino ficaram de reunir à tarde com o secretário de estado de Educação, Nilson Pinto, para levar a proposta do Sintepp. O retorno dos deputados será dado aos grevistas na próxima quarta-feira, 19 (amanhã), num novo encontro na Alepa, às 9 horas da manhã.

Fotos: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário